sábado, 13 de novembro de 2010

Berço filosófico ( história )

A filosofia nasceu na Grécia.


E foi um longo processo de desenvolvimento.

 seu significado etimológico é encontrado na divisão desta palavra, Filos (amigo) e Sofia (sabedoria). Então podemos dizer que filosofia seria amigo da sabedoria

Os historiadores demarcam o século VI a.C., onde Tales, habitante da cidade-estado grega de Mileto, situada na Ásia Menor (hoje região da Turquia) teria já deixado escritos que demonstravam uma nova forma de observar, interpretar e explicar o mundo dos homens. Da mesma forma, com o manejo da escrita, outros dois personagens da mesma cidade (Anaxímenes e Anaximandro) também teriam registrado seus pensamentos e as idéias a cerca a natureza (physis, em grego) que observavam e procuravam entender e explicar. Eram os primeiros exercícios racionais de explicação do mundo, sem recorrer a uma narrativa mágica e fantástica da realidade (o mito). No período mitológico haviam várias explicações para a origem das coisas mais ao passar o tempo eles não conseguiram mais convencer as pessoas.
A filosofia nasceu para desvendar as alterações e os fenômenos que aconteciam na natureza que a mitologia não mais conseguia explicar.
Apesar das contradições que a mitologia apresentava, a filosofia surgiu favorecida por condições históricas que ocorreram e ajudaram a desvendar as alterações que ocorriam.

·       São elas:
Viagens marítimas: Por meio dessas os gregos descobriram que não existiam seres mitológicos e deuses em outras regiões, como propunha a mitologia. Tais regiões eram habitadas por outros seres humanos. Também puderam descobrir que os mares não eram habitados por monstros e outros seres.

Invenção do calendário: Por meio dela os gregos puderam calcular o tempo das estações do ano, determinando quando e como ocorriam as alterações no clima e do dia, percebendo que o tempo sofria modificações naturalmente e não por forças divinas.

Invenção da moeda: Por meio dessa invenção os gregos determinaram uma forma de realizar trocas abstratas e não mais troca por outras mercadorias.

Surgimento da vida urbana: Graças a tal surgimento os gregos puderam melhorar suas condições financeiras, diminuindo o prestígio centralizado em algumas famílias apenas, assim puderam buscar o prestígio pelo patrocínio e estímulo às artes e técnicas, tais fatos favoreceram o surgimento da Filosofia.

Invenção da escrita alfabética: Por meio dessa invenção os gregos puderam também ampliar sua capacidade de generalização, pois diferente de outras formas de escrita, a escrita alfabética é independente, podendo ser distribuída de forma a exprimir diferentes idéias.

Invenção da política: Por meio dessa invenção foi possível introduzir novos conhecimentos. A lei tornou-se coletiva, surgiu um espaço público próprio para os discursos e o estímulo para que todos os gregos pudessem discutir e transmitir suas idéias relacionadas à política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário