quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Idade Moderna

A Idade Moderna se inicia com o movimento cultural do Humanismo que defende uma nova concepção do mundo na qual o homem ocupa um lugar preeminente, sem que em nenhum momento chegue a ser negada a existência e a supremacia de Deus, que continua sendo o criador do universo.

O humanista busca com entusiasmo os textos antigos, cultiva as línguas clássicas e tenta ressuscitar o idealismo platônico frente ao aristotelismo escolástico, afirmando em todo momento o direito do homem de realizar-se no mundo. Uma das tarefas mais importantes do humanismo foi reconciliar o legado da antiguidade greco-latina com a tradição cristã. A doutrina dominante do humanismo foi definida por Marsilio Ficino (1433-1499) em sua obra intitulada “Teologia Platônica”, à qual se aderiram os melhores pensadores da época, entre eles, Pico della Mirandola, Erasmo e o espanhol Vives.

Ficino, apoiado pelo mecenato dos Médicis, cria e administra a Biblioteca e a Academia Platônica de Florença, onde promove o estudo do grego com a ajuda dos eruditos bizantinos vindos à Itália após a queda de Constantinopla (1453). Traduz os Diálogos Platônicos e nos conta que a filosofia platônica havia sido o caminho para preparar a revelação cristã e assim receber a verdadeira religião, a dos evangelhos, a das epístolas de São Paulo e a dos padres da Igreja. Deus é o ser por excelência e todos os demais seres procedam de Ele, hierarquizados segundo a pureza e sua aproximação de Deus.

O homem dispõe de três vieses de conhecimento: os sentidos (alma animal), a razão dedutiva (alma racional) e a contemplação que permite a alma intelectual intuir o divino. O uso de sua liberdade permite que o homem retorne ao Deus criador ou permaneça no nível dos animais. A maioria dos humanistas se vinculou ao humanismo cristão que afirmava a unidade da cultura humana e a harmonia entre a revelação cristã e a tradição antiga. O humanismo não só teve conseqüências religiosas como também políticas e estéticas, tendo uma influência decisiva sobre o movimento renascentista. As principais causas que motivaram a ascensão.

Turma:2001
Alunos:Douglas,Juliana,Luciene,Luiz Fabricio,Vanessa O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário