quarta-feira, 17 de novembro de 2010


                          Ludwig Wittgenstein
Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889 — Cambridge, 29 de Abril de 1951), filósofo austríaco, naturalizado britânico, foi um dos principais atores da "virada linguística" na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente.
Muitos o consideram o filósofo mais importante do século passado. O único livro de filosofia que publicou em vida, o Tractatus Logico-Philosophicus, de 1922, exerceu profunda influência no desenvolvimento do positivismo lógico. Mais tarde, as idéias por ele formuladas a partir de 1930 e difundidas em Cambridge e Oxford impulsionaram ainda outro movimento filosófico, a chamada "Filosofia da Linguagem Comum".
Seu pensamento é geralmente dividido em duas fases. Para identificá-las, muitos autores recorrem ao artifício de atribuir os escritos da juventude ao Primeiro Wittgenstein e a obra posterior ao Segundo Wittgenstein, como se designassem autores distintos. A cada um desses períodos corresponde uma obra central na história da filosofia do século XX. À primeira fase, pertence o Tractatus Logico-Philosophicus, livro em que Wittgenstein procura esclarecer as condições lógicas que o pensamento e a linguagem devem atender para poder representar o mundo. À segunda fase, pertencem as Investigações Filosóficas, publicadas postumamente em 1953. Nesse livro, Wittgenstein trata de tópicos similares ao do Tractatus (embora sob uma perspectiva radicalmente diferente) e avança sobre temas da filosofia da mente ao analisar conceitos como o de compreensão, intenção, dor e vontade.
 
nome:Felipe D.,Lucas E.,Lucas O.,David,Abilío,washington        turma:2001

Um comentário:

  1. Wittgenstein é um pensador incontornável no século XX. Em vida apenas editou uma obra- Tratado Lógico-Filosófico-, com umas escassas dezenas de páginas, mas as bastantes para produzir uma revolução na filosofia. Numa primeira leitura desta obra dir-se-á que pretende acabar com a ética, a filosofia e a religião, tudo aquilo que está desprovido de sentido. Uma leitura mais atenta, descobrimos um pensador que procura preservar o mistério da vida e o que as palavras se revelam incapazes de descrever.

    Ludwig Wittgenstein nasceu, em 1889, na então pujante cidade Viena de Austria. Era filho de um dos homens mais ricos da Europa. Em 1906 entra para a Techinsche Hochschule de Berlim. Dois anos depois ingressa na Universidade de Manchester, com o objectivo de especializar-se em aeronáutica, tendo aí desenhado um motor a reacção. Não tarda a abandonar os problemas da técnica, para se dedicar à questão dos fundamentos da matemática.Visita Frege em Iene, e por sugestão deste inscreve-se no curso de Bertrand Russell, no Trinity College em Cambridge (1912-1913), onde rapidamente se destaca pelas suas extraordinárias capacidades intelectuais. Entre 1913 e 1914 vive na Noruega dedicado-se ao estudo de lógica.

    nome:Felipe D.,Lucas E.,Lucas O.,David,Abilío,washington turma:2001

    ResponderExcluir