quarta-feira, 17 de novembro de 2010

            Filosofia analítica


 A Filosofia analítica é uma vertente do pensamento contemporneo, reivindicada por filósofos bastante diferentes, cujo ponto comum é a idéia de que  a filosofia é análise - a análitica do significado dos enunciados - e se reduz a uma pesquisa sobre a linguagem.
Inicialmente, Filosofia analítica assumiu a hipótese de que a lógica criada por Gottolb Frege Bertrand Russel  e outros, entre o final do século XIX e o início do século XX , poderia ter conseqüências filosóficas gerais e ajudar na análiseconceitos e no esclarecimento das idéias. Um dos mais claros exemplos dessa tendência é a análise de Russell de frases contendo descrições definidas. Os primeiros filósofos analíticos foram Frege, Russell, George e Lidwig wittgenstein. Na Inglaterra, com Russell e Moore, opunha-se às escolas procedentes doidealismo alemão, principalmente o hegelianismo , representado sobretudo por J. M. E. McTaggart e F. H. Bradley . de
Mas há várias correntes dentro da filosofia analítica; dentre elas, o positivismo lógico , que se distingue pela rejeição de toda e qualquer metafísica . Neste contexto, convém destacar o Circuito de Viena , de corte Neopositivista, fundado por Moritz Schlick e constituído por filośofos e lógicosaustríacos e alemães: Carnap, eventualmente  e Hans Reichenbach, em seus primeiros tempos, Wittgenstein. Suas teses foram proclamadas num manifesto, Concepção científica do mundo (1929).

nome: Washington , Lucas O. , Lucas E. , David , Felipe Dumont,Abilío.
turma:2001 

Um comentário:

  1. A filosofia analítica é a vertente que parte da crença de que a lógica, desenvolvida por Gottlob Frege e Bertrand Russell, entre outros, teria implicações filosóficas gerais e poderia contribuir, assim, para um exame mais profundo de conceitos e na elucidação de algumas idéias.


    Nome:Felipe Dumont,lucas Estevão,Lucas Oliveira,Washington,Abilío,David turma: 2001

    ResponderExcluir